ASA perde em casa para Retrô e chega à terceira derrota seguida: 2x1

Alvinegro leva dois gols no primeiro tempo e não tem consegue reagir; Rogério Siqueira garante permanência de PRS

Por Chrislayne 15/06/2023 - 13:30 hs
Foto: Gazetaweb

Na noite desta quarta-feira (14), o ASA sofreu mais um baque na Série D do Campeonato Brasileiro. Em pleno Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, o Alvinegro perdeu para o Retrô pelo placar de 2 a 1 e complicou ainda mais sua vida no Grupo A4. O duelo, válido pela 8ª rodada, foi um verdadeiro pesadelo para o Fantasma, que chegou a perder um pênalti no segundo tempo, com Didira.

A Fênix marcou duas vezes na etapa inicial, com Renato e Renan. Já o ASA diminuiu na reta final, com o artilheiro Joãozinho.

A situação difícil do Gigante na Série D (três derrotas seguidas) colocou o cargo de Paulo Roberto Santos em risco. Contudo, em entrevista coletiva dada no próprio Fumeirão, imediatamente após o jogo, o presidente alvinegro garantiu a permanência de PRS: "Só sai se quiser sair". E prometeu que haverá contratações de reforços.

O resultado do jogo pode tirar o Gigante do G4. O Alvinegro agora segue como 4º colocado do Grupo A4, com nove pontos. Entretanto, caso o Jacuipense pontue contra o Falcon, nesta quinta (15), o Fantasma sai do grupo dos classificados. E, por falar em classificação, o Retrô se aproxima dela, já que lidera a chave com 18 pontos.

O ASA pega a estrada após enfrentar o Retrô. O Gigante terá pela frente o Atlético de Alagoinhas, no próximo sábado (17), às 17 horas, no Estádio Carneirão. Já no domingo, dia 18, a Fênix joga dentro de casa, na Arena Pernambuco, fazendo um confronto direto com o Sergipe, às 17h.

PRIMEIRO TEMPO

O embate iniciou bem equilibrado, com os dois clubes chegando com perigo. O ASA tentou com Yamada, sem acertar o gol. Com 3min, Radsley mandou para fora, na resposta pernambucana. Aos 10min, o Retrô atacou novamente. Bruno Baio cobrou escanteio e Guilherme Paraíba cabeceou no cantinho, tirando tinta da trave.

O Retrô era melhor, mas o ASA conseguiu assustar aos 19min. Marquinhos chegou como fator surpresa na área e carimbou o goleiro Jean. Mas, nem isso desestabilizou a Fênix, que respondeu de uma forma cruel. Aos 20 minutos, após cobrança de escanteio, Renan Dutra cabeceou para a defesa de Rinaldi, mas, a sobra ficou com Renato, que mandou para o gol: 1 a 0 para o Retrô.

A torcida, que já não estava mansa, se revoltou. Em campo, nada funcionava, enquanto o Retrô controlava bem as ações. Tanto, que aos 31 minutos, em mais uma soneca defensiva, os pernambucanos chegaram e foram efetivos. A bola chegou na grande área e Renan Dutra venceu a dupla de zaga para ampliar a vantagem para 2 a 0, de cabeça.

O desespero alvinegro era claro, mas a falta de eficiência era pior ainda. Paulo Roberto Santos tirou Cristiano Robert e acionou Tito, na esperança de criar chances. Porém, nada de oportunidades claras. Enquanto o ASA forçava, os visitantes marcavam com maestria. No fim, nada novo. Vantagem pernambucana no fim da primeira etapa.

SEGUNDO TEMPO

PRS voltou do intervalo com mudanças, acionando Thallyson e Vitinho. Logo no primeiro minuto, veio uma boa chance. Tito chutou de fora e Jean fez uma bela defesa. Mesmo com uma aparente melhora na postura, a Fênix seguiu mais forte. Tito prosseguiu sendo o mais perigoso. Com 14min, o atacante finalizou e a bola carimbou na defesa.

Enquanto o Alvinegro atacava, o Retrô se armou para contra-atacar. Aos 23min, Joãozinho ficou cara a cara com o goleiro Jean, mas na hora de finalizar, bobeou. Com 29min, foi a vez de Vitinho, que chegou pelo alto, mas tirou muito a bola da direção do gol e perdeu uma chance preciosa.

O gol parecia um pouco mais maduro e teve que sair dos pés de Joãozinho, artilheiro do Gigante na temporada, aos 33min. Tito teve muita paciência e lançou na frente para Joãozinho invadir a área e tocar na saída de Jean, diminuindo o placar: 2 a 1.

O placar diminuído deu um novo ânimo. Um minutinho após o primeiro tenpo, Ratinho tocou na bola com o braço, dentro da área: pênalti para o Fantasma. O ASA ia do inferno ao céu em dois minutos, mas, na cobrança, Didira acabou tirando demais do goleiro e chutou para fora, mantendo a vantagem do Retrô.

O ASA seguiu tentando. Em cobrança de falta, aos 43min, Everton Heleno deu um chute venenoso e Jean fez uma defesa. O Retrô quase fez o terceiro aos 44min, após contra-ataque. Porém, Albano finalizou mal. Com 47, foi a vez de Everton Heleno desperdiçar mais uma oportunidade. Não era a noite do Fantasma. Aos 52, o apito final soou, garantindo a vitória da Fênix e a crise no Alvinegro.

FICHA TÉCNICA

ASA - Renan Rinaldi; Iranilson (Vitinho), Gabriel Macedo, Cris Lucca e Foguinho; Zé Wilson (Everton Heleno), Marquinhos, Didira e Yamada (Thallyson); Cristiano Robert (Tito) e Dudu (Joãozinho). Técnico: Paulo Roberto Santos.

Retrô - Jean; Israel, Renan Dutra, Guilherme Paraíba e Kevyn; Rômulo, Luisinho (William Marcílio), Alencar (Albano) e Radsley (Tailson); Renato Henrique (Ratinho) e Bruno Baio (Giva). Técnico: Marcelo Martelotte.

Gols - Renato Henrique (RET - 20'/1T), Renan Dutra (RET - 31'/1T), Joãozinho (ASA - 33'/2T)

Cartões amarelos - Zé Wilson (ASA), Rômulo (RET), Marquinhos (ASA), Kevyn (RET), Didira (ASA), Victor Pereira (ASA)

Árbitro - Guilherme Nunes de Santana (CBF/SP)

Assistentes - Pedro Jorge Santos de Araújo (CBF/AL) e Wagner José da Silva (CBF/AL)

Quarto árbitro - Wiomar Santana de Oliveira (CBF/AL)

Por Gazetaweb